Connect with us

Curiosidades

Boa notícia! Assistente virtual promete ajudar brasileiros a pararem de fumar

Published

on

Muitas pessoas enfrentam o grande desafio que é parar de fumar. Para ajudar nisso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lançou um assistente virtual, cuja ideia é informar a respeito do antitabagismo e tirar dúvidas. De acordo com o Cardiômetro da SBC, o fumo ocasiona mais de mil mortes por dia, e fumantes têm de duas a três vezes maior risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e de 12 a 13 vezes mais risco de ter doença pulmonar obstrutiva crônica.

Além disso, segundo um estudo feito pelo Centro de Pesquisa e Educação para Controle do Tabaco da Universidade da Califórnia (UCLA), nos EUA, tanto o tabagismo quanto o uso de cigarros eletrônicos aumentam a gravidade das infecções pulmonares.

E foi com isso em mente que a SBC disponibilizou o assistente virtual (chatbot), que simula um ser humano conversando com a pessoa interessada e atende pelo nome de Dr. Cardiol. A coordenadora de ações relativas ao tabagismo da SBC, Jaqueline Scholz, diz que já usava o programa e resolveu adaptá-lo para captar a pergunta do paciente e o que ele quer saber, direcionando para uma resposta mais adequada.

“Como se fosse uma coisa mais interativa. Essa inteligência artificial usou o meu conhecimento adquirido ao longo de muitos anos no tratamento de fumantes, e transferiu para esse sistema. Espero que isso possa ajudar as pessoas nesse momento em que o isolamento é necessário, quanto menor a circulação melhor, mas que elas possam tomar uma providência nas suas casas ou onde estiverem”, afirma a coordenadora. 

A ferramenta oferece técnicas para cada estágio do fumante. “O chatbot vai respondendo e orientando o paciente nesse sentido. Ele vai tendo essa interação e a gente espera poder responder boa parte das perguntas”, acrescenta. Testamos a interação com o assistente virtual. Logo que se manda uma primeira mensagem, o Dr. Cardiol já traz algumas informações sobre o antitabagismo e traz algumas opções para obter informações específicas. Veja:

Advertisement
Advertisement

O assistente virtual também está preparado para perguntas mais específicas e pessoais. Por exemplo: questionamos “Como contar com o apoio da família?” e o bot tinha todo um discurso a respeito de como a relação com os familiares pode ajudar a parar de fumar. Em seguida, trouxemos outro questionamento, simulando um ex-fumante: “Eu estava parando mas voltei a fumar. O que eu faço?”, e o assistente virtual também conseguiu trazer um discurso voltado para ex-fumantes:

O Brasil conta, atualmente, com cerca de 20 milhões de fumantes. “A gente tem que ajudar essa massa crítica, principalmente agora, com essa pandemia (do novo coronavírus), em que os fumantes agravam o fator de risco. A SBC está dando os instrumentos para as pessoas possam saír dessa condição de risco, não só pela covid, mas pela saúde como um todo. O cigarro abrevia a vida, está relacionado a inúmeras outras doenças e, com certeza, o melhor que o fumante pode fazer pela saúde dele é deixar de fumar”, aponta a cardiologista.

Fonte: via

Advertisement
Advertisement

Copyright © 2018 | BBB News | Todos os direitos reservados