Connect with us

Curiosidades

Chuva de meteoro e estrela cadente são os fenômenos reservados para o mês de maio

Published

on

No mês de abril vimos a maior lua de 2020: a Superlua Rosa. Isso não significa que o calendário de fenômenos astronômicos tenha acabado. Para quem tem o costume de ficar contando estrelas, o céu de maio prepara incríveis acontecimentos. Um céu mais limpo com chuva de meteoros na constelação de aquário e estrelas cadentes promete aparecer para quem ficar observando a abóbada celeste durante a quarentena dentro de casa.

No dia 6 de maio (quinta-feira), você vai poder ver em sua casa uma chuva de meteoros ao leste durante a madrugada. Mais especificamente às 3 da manhã, as ETA Aquáridas, originadas da poeira cósmica do Cometa Halley, irão fazer um show no céu do Hemisfério Sul e Norte. As previsões indicam que poderão ser vistos cerca de 50 cometas por hora.

No dia 15 de maio, é hora de testemunhar uma incrível conjunção no céu. A Lua estará em fase minguante bem pertinho de Marte e da constelação de Aquário. Além disso, os gigantes Júpiter e Saturno estarão bem ao lado do nosso satélite – na nossa visão, é claro.

Depois, no dia 20 de maio, o cometa C/2020 F8 (Swan) vai atingir o seu brilho máximo na direção de Perseu. O cometa, descoberto no início de março pelos astrônomos da NASA, poderá ser visto na direção do hemisfério norte com binóculos durante a madrugada.

Advertisement
Advertisement

No dia 22, a ‘Estrela D’Alva’ vai sair do nosso céu da tarde. Ela abandona a sua aparição durante a tarde quando está bem próxima de Mercúrio, podendo ser observada durante o pôr-do-sol. A duplinha estará no céu do Oeste quando a noite chegar. Depois, ela volta em Junho para ser vista durante a manhã, no comecinho do dia, antes do amanhecer.

Com a redução da poluição atmosférica causada pela quarentena de coronavírus, a observação de fenômenos astronômicos pode ser facilitada, em especial nas grandes cidades.

Fonte: via

Advertisement
Advertisement
Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 | BBB News | Todos os direitos reservados