Connect with us

Curiosidades

Janelas e portões tremem após explosão de meteoros no Brasil!

Published

on

Na madrugada de sexta-feira (8), moradores de Minas Gerais se assustaram com a explosão repentina de um meteoro no céu noturno. Nas redes sociais, usuários de cidades como Patos de Minas, Lagoa da Prata, Divinópolis e Oliveira publicaram relatos e imagens, mas, segundo a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), o clarão seguido por um forte barulho de explosão também foi observado em municípios de São Paulo e até do Paraná.

O meteoro (chamado de bólido, neste caso, dado que o flash luminoso foi seguido de explosão) assustou a população, que relatou coisas como janelas e portões tremendo, com muita gente sendo acordada sem entender o que estava acontecendo. De acordo com o portal BHAZ, teve até mesmo gente pensando que se tratava de um avião caindo, dada a intensidade do barulho.

Mas a BRAMON rapidamente explicou o ocorrido, confirmando que era mesmo a explosão de um meteoro. E parece que um pedaço da rocha espacial acabou resistindo à queima na atmosfera, com um meteorito caindo possivelmente na cidade de Tiros, com 6 mil habitantes na região do Alto do Parnaíba (MG). Marcelo Zurita, diretor técnic o da BRAMON, explicou que o meteoro caiu em terra já fragmentado, sendo que o processo de fragmentação foi justamente a causa do forte barulho ouvido por tanta gente. “As pessoas ouviram o barulho da fragmentação, pois o meteoro caiu apagado, já que a resistência da atmosfera foi mais forte do que a do objeto e o destruiu”, explicou.

Advertisement
Advertisement

Ou seja: temos muito a agradecer à atmosfera terrestre, que fragmentou o meteoro enquanto ele caía. “Caso a atmosfera não tivesse fragmentado o meteoro, ele teria caído brilhando e provocaria um estrago muito grande”, disse Zurita.

A BRAMON fez algumas análises a partir de vídeos registrados por câmeras de segurança em algumas cidades, e os resultados indicam que o objeto seguiu uma trajetória de sul para norte, iniciando sua fase luminosa a cerca de 64 km de altitude. Depois, seguiu aumentando essa luminosidade na direção nordeste, a uma velocidade de 55,3 km/h. A explosão aconteceu a apenas 30 km de altitude, próximo à cidade de Tiros — onde o meteorito deve ter caído no solo. A massa inicial do objeto ainda não foi determinada.

Fonte: via

Advertisement
Advertisement

Copyright © 2018 | BBB News | Todos os direitos reservados