Curiosidades
Tartaruga é pai de 800 filhotes, salva sua espécie e se aposenta

A tartaruga Diego teve um descanso merecido. Após salvar sua espécie da extinção, o morador de Galápagos se aposentou!
Diego foi transferido do zoológico de San Diego, na Califórnia (EUA), daí o seu nome, para um programa de reprodução na ilha de Santa Cruz no começo da década de 1960.
Naquela época só tinham mais dois machos e 12 fêmeas de tartarugas-gigantes na ilha Española, onde a espécie vive. Mas graças à vitalidade da tartaruga centenária esse número saltou para mais de 2 mil tartarugas.

“Nós não sabemos exatamente como ou quando ele chegou nos Estados Unidos. Ele deve ter sido tirado de Española em algum momento entre 1900 e 1959 por uma expedição científica”, comentou Tapia, especialista em preservação de tartaruga no Parque Nacional de Galápagos.
Tartaruga é pai de 800 filhotes
Diego é papai de 40% das tartarugas-gigantes que hoje moram na ilha. Faça as contas e você vai descobrir que Diego tem 800 filhotes. O teste de DNA te entrega, Diego!
“Ele contribuiu enormemente para repovoar a ilha”, comenta Tapia.
Com o fim do programa de reprodução, e a salvação da sua espécie garantida pelos próximos 100 anos, Diego finalmente vai poder descansar, na ilha paradisíaca onde nasceu.
“Estamos felizes com a possibilidade de devolver essa tartaruga a seu habitat natural”
A espécie de Diego (Chelonoidis hoodensis) é vista apenas ao sul do arquipélago de Galápagos

A região, a 900 km da costa do Equador, ficou mundialmente conhecida por ter sido explorada pelo naturalista inglês Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução.
Fonte: via